Papoilas (Papaver)

As Papoilas (ou Papoulas) são plantas herbáceas espontâneas em campos e pastos.
Perfil da planta
Nome comum: Papoila, PapoulaNome científico: Papaver
Tipo de planta: Anual / Bienal
Altura: 50cm - 1.5m
Cor das flores: Branco, Laranja, Vermelho
Cor das folhas: Verde
Luminosidade: Pleno Sol
É uma planta vivaz, cultivada como anual ou bianual, que forma tufos. a Papoila pode atingir uma altura de 20-60 cm. A tendência é para terem uma folhagem basal da qual as flores se erguem em hastes finas. As folhas vão desde o cinzentos ao verde claro a verde médio, profundamente recortadas.
As Papoilas produzem flores na Primavera e no Verão, são muito delicadas, com pétalas muito finas e brilhantes agrupadas num botão floral. Podem ser de várias cores desde o branco, cor-de-rosa, salmão, amarelo, laranja e vermelho. As flores das Papoilas duram pouco mas rapidamente crescem outras. As sementes minúsculas estão fechadas numa bonita cápsula que permanece ao vento após as delicadas pétalas caírem. É uma planta muito atractiva para abelhas e borboletas.
As Papoilas têm raízes profundas e carnudas e preferem terra leve, fértil e muito sol. A humidade prejudica-as, sendo propícias a fungos como o míldio.
Em condições de humidade podem reproduzir-se através de estacas de raízes no pricípio da Primavera, mas há algumas que podem ser multiplicadas por semente mantendo as suas características.
As Papoilas são ligeiramente tóxicas.