Sardinheiras ou Gerânios (Pelargonium)
A Sardinheiras ou Gerânios (Pelargonium) são plantas perenes que adoram o sol do Verão. São originárias da África do Sul mas estão difundidas por todo o mundo sendo muito populares e de fácil cultivo.
Perfil da planta
Nome comum: Sardinheira, GerânioNome científico: Pelargonium
Tipo de planta: Perene
Cor das flores: Branco, Rosa, Vermelho
Luminosidade: Pleno Sol, Sombra parcial
Aplicações: Cestos, Vasos & Floreiras
Produzem floração abundante desde que se mantenham com calor e luz e se retirem as flores que vão murchando. Apesar de serem perenes, são sensíveis ao gelo no Inverno, pelo que devem ser protegidas quando as temperaturas baixam e há perigo de geadas. Por outro lado, as sardinheiras não toleram bem a humidade, pelo que o solo deve ter boa drenagem.
As folhas das sardinheiras são geralmente alternadas e recortadas, muitas vezes em hastes longas, e por vezes apresentam padrões claros e escuros. Os caules são erectos e têm flores agrupadas de cinco pétalas. Existem numa grande variedade de cores, brancas, cor de rosa, vermelha, likás, etc.
Quanto à forma de crescimento, existem dois tipos de sardinheiras mais comuns: as que crescem erectas para formar um pequeno arbusto e as que se estendem horizontalmente, com tendência “a cair” e que são muito usadas em janelas e varandas.
Qualquer sardinheira deve ser podada no início da Primavera, para que brote com força. Outro aspecto importante é que vale a pena cortar as primeiras flores para que a planta ganhe vigor, o jardineiro será recompensado se o fizer pois a sardinheira vais crescer mais compacta e produzir flores mais abundantemente. As sardinheiras são normalmente aplicadas em vasos, cestos ou floreiras de janela ou varanda, onde formam bonitos maciços pendentes.
A propagação é feita normalmente por estacas retiradas durante a estação de crescimento. Produzem raízes facilmente, desde que o solo seja bem drenado.