Ervilhas de cheiro (Lathyrus odoratus)
As Ervilhas de cheiro (Lathyrus odoratus) são plantas trepadeiras anuais, que produzem flores muito perfumadas.
Perfil da planta
Nome comum: Ervilhas de cheiroNome científico: Lathyrus odoratus
Tipo de planta: Anual / Bienal, Trepadeira
Altura: 50cm - 1.5m
Cor das flores: Branco, Rosa, Roxo
Luminosidade: Pleno Sol
Aplicações: Muros
As Ervilhas de cheiro têm caule ascendente, herbáceo e através de folhas compostas “agarram-se” e trepam. As flores das ervilhas de cheiro são muito perfumadas e de várias cores, que vão desde o branco e rosa suave, ao lilás e roxo escuro. Após a polinização formam-se vagens curtas, com sementes semelhantes a ervilhas, que são normalmente colhidas, secas e armazenadas para semear no próximo ano.
A ervilha-de-cheiro é uma excelente trepadeira para pequenos suportes, como treliças e até mesmo cercas. A sua altura não ultrapassa 1.5 a 2 metros. Pode ser usada para encobrir momentaneamente paredes ou áreas feias ou outras estruturas pouco aprazíveis no jardim. A floração ocorre na primavera e no verão.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e com boa rega. Aprecia temperaturas amenas e não tolera muito calor ou geadas. Quando a planta parar de produzir flores pode ser arrancada pois terminou o seu ciclo de vida. Multiplica-se por sementes no local definitivo.