Como germinar sementes de Loureiro (Laurus nobilis)

O loureiro é um arbusto ou pequena árvore nativa da região mediterrânea, nomeadamente Portugal, o qual lhe empresta o nome internacionalmente conhecido de “Portuguese laurel” (Loureiro português). Neste artigo, mostramos como germinar sementes de Loureiro (Laurus nobilis), a árvore que produz as tão procuradas folhas de louro.
As folhas de loureiro são muito apreciadas como tempero na culinária mediterrânea, assim como os galhos que costumam ser usados para fazer espetadas nos churrascos, dando um sabor extra às carnes.
O loureiro pode crescer até se tornar uma árvore pequena, mas como também é muito tolerante à poda, é uma planta perfeita para vasos. É também muito usada em topiaria, como espécie para podar e dar forma, onde a folhagem verde brilhante cria um efeito muito bonito.
Na primavera, as flores verde-esbranquiçadas desabrocham seguidas de pequenas bagas ovais, pretas-arroxeadas, que contêm uma única semente.
Aqui pode encontrar o guia da espécie Laurus nobilis (Loureiro).
O louro cresce facilmente a partir de sementes. Geralmente as sementes não precisam de estratificação ou cuidados especiais e devem ser semeadas o mais rápido possível.
Aliás, aqui na nossa casa, o loureiro é quase uma praga. É nativo e germina facilmente em todo o lado nas imediações da nossa árvore.
As fotos abaixo mostram o cenário à volta da nossa árvore. Dá para imaginar quantas plantas nascem aqui todos os anos… são sementes de boa qualidade!
Para reproduzir loureiro em vaso, seguimos os princípios básicos da germinação de sementes, ou seja, usamos um solo leve que drene bem e se mantenha húmido.

Semente de loureiro germinada
Normalmente, colocamos as sementes de molho por um dia num copo de água em temperatura ambiente e removemos a cobertura preta (o fruto), expondo a semente castanha. As sementes absorvem a água e começam a inchar.
Encha o vaso com composto genérico e, em seguida, coloque as sementes. Pressione-as suavemente até que fiquem metade dentro do solo.
Regue o vaso e coloque num local com temperatura amena e com luz solar por pelo menos algumas horas do dia.
As sementes de loureiro podem levar algum tempo até germinar. Luz, temperatura e humidade são os factores-chave.
Outra técnica que dá bons resultados é embrulhar a semente em papel absorvente de cozinha (rolo de cozinha) húmido, até ver a capa castanha da semente começar a romper ou até mesmo ver o embrião a nascer.
Nessa altura, semeie a semente em vaso conforme explicado acima.
Os loureiros desenvolvem uma raiz principal forte que crescerá profundamente no solo. Deve-se replantar após o primeiro ano, reduzindo a raiz principal para promover o crescimento de raízes laterais o que fará com que a planta cresça compacta.
Agora que lhe mostramos como cultivar loureiros a partir de semente, deixe-nos o seu comentário ou dúvidas na área abaixo.
percebo que você ama as plantas a natureza agradece. por favor envia pra nossa associação de pequenos produtores algumas sementes e/ou mudas.
nosso cep 45605235 – Itabuna – Bahia.
Obrigado pelo seu contacto Paulo. De momento não dispomos de sementes.
Onde posso arranjar sementes de loureiro?
Olá Ana,
Neste momento não dispomos de sementes para venda mas pode encontrar por exemplo aqui: https://www.sementesdeportugal.pt/product/loureiro/
Muito lindo! Você tem tantas plantas de loureiro podia dar ou vender, ou gostava de uma quantas.
Olá Eunice,
Obrigado pela sua mensagem.
Enviei-lhe email sobre o assunto.