Tarefas a fazer em junho no jardim

Junho marca o início do verão. Neste artigo abordamos as tarefas a fazer em junho no jardim.
Há muito o que fazer no jardim, mas esta é a época do ano em que você deve acima de tudo desfrutar do prazer produzido pelo seu trabalho árduo. Portanto, guarde tempo para se deambular, sentar e relaxar no seu paraíso. Pense neste mês como a altura do ano em que os jardins atingem seu pico.
O clima em junho costuma ser bastante quente, com poucos dias de chuva. Todas as plantas sensiveis ao frio podem ser agora colocadas ao ar livre, pois o risco de geadas já ficou lá atrás. Esteja atento aos dias de calor, as plantas plantadas em vasos ou plantadas recentemente precisam de ser regadas.
Se ainda não fez isto antes, espalhe uma camada de matéria orgânica sobre o solo após uma chuva para conservar a humidade e suprimir as ervas daninhas.
Além disso, pode também instalar um reservatório de água para sempre que possível recolher a valiosa água da chuva. Veja aqui outras dicas para conservar água no jardim.
Ao regar, lembre-se de que é sempre melhor regar com menos frequência dando uma boa rega, do que regar várias vezes espalhando um pouco de água em todo o lado.
Isso porque a água penetrará mais fundo no solo, evaporando menos. Também induzirá as plantas a desenvolverem raízes mais profundas e mais bem preparadas para o longo prazo.
Pragas e doenças estão agora com toda a sua energia pronta para atacar nestas condições quentes. Sempre que possível, tente usar meios orgânicos para controlá-las em vez de usar produtos químicos.
Seguindo algumas dicas simples dos princípios de jardinagem e fitosanidade, você pode facilmente reduzir o risco de ataques. Estes incluem:
- Não permitir que as plantas cresçam demasiado e fiquem congestionadas
- Manter as plantas nutridas para encorajar crescimentos saudáveis e defesas fortes
- Manter as plantas regadas
- Ter um jardim amigo da vida selvagem, atraindo insectos e outros predadores naturais.
Estes são aspetos simples para cultivar plantas mais saudáveis e ter um jardim vistoso.
Remover ervas daninhas é um trabalho importante que deve continuar a ser feito em junho. Em dias ensolarados, arranque as ervas com as raizes e deixe-as a secar ao sol sobre a superfície antes de as remover.
Cortar as flores murchas também deve ser uma tarefa regular agora. Isto prolonga o período de floração na maioria das plantas. Evitará também que a energia da planta seja usada na produção de sementes. Esta energia vai assim ser canalizada para produzir novos crescimentos e posterior floração.