Lantana

A Lantana é um género de plantas perenes com cerca de 500 espécies, originárias da Índia e nativas das regiões tropicais das Américas e África. Inclui plantas herbáceas e arbustos, atingindo até 2m de altura.
Perfil da planta
Nome comum: LantanaNome científico: Lantana
Tipo de planta: Arbusto, Perene
Altura: 1.5m - 3m
Cor das flores: Amarelo, Branco, Laranja, Vermelho
Cor das folhas: Verde
Luminosidade: Pleno Sol
É normalmente cultivada em bordaduras e maciços pela cores das suas flores. As flores são agrupadas em hastes florais aromáticas e florescem quase o ano inteiro. Apresentam várias cores, com destaque para as cores vermelha, amarela, laranja e branca. São óptimas plantas para atrair agentes polinizadores como borboletas e outros tipos de insectos.
A Lantana é uma planta que não exige muitos cuidados. Em climas onde os Invernos são frios, a base da planta pode ser protegida com palha ou outro material anti-gelo. Antes da estação de crescimento, a Lantana deve ser fortemente desbastada pois é muito vigorosa e rapidamente se perde o controlo do crescimento.
Gosta de clima quente e húmido e solo arenoso e rico em matéria orgânica. Precisa ser regada com alguma frequência após o plantio e também na época mais quente do ano. É uma planta de pleno sol, quanto mais sol, mais flores produzirá.
Propaga-se no pico da estação de crescimento através da estacas de madeira semi-madura.
As bagas da lantana são tóxicas para o homem e animais.