Tulipa

As tulipas são plantas perenes bolbosas geralmente encontradas em habitats quentes e secos, desde o nível do mar até áreas alpinas da Europa temperada, Médio Oriente e Ásia.
As tulipas são muito apreciadas pelas suas cores brilhantes e são usadas tanto em canteiros, mas também em vasos. Este é um dos bolbos mais cultivados, senão mesmo o maus cultivado em todo o mundo.
Neste artigo
Perfil da planta
Nome comum: TulipaNome científico: Tulipa
Tipo de planta: Bolbosa
Altura: 10cm - 50cm
Largura: 10cm - 50cm
Folhagem: Caduca
Cor das flores: Amarelo, Branco, Laranja, Preto, Rosa, Roxo, Verde, Vermelho
Época de interesse: Primavera
Luminosidade: Pleno Sol
Tipo de jardim: Arquitectural, Formal, Informal, Pátios e vasos, Urbano
Aplicações: Canteiros, Flores de corte, Vasos & Floreiras
Como armazenar e conservar bolbos de tulipas
As tulipas mostram toda a sua glória geralmente durante abril e maio. Quando as flores começarem a murchar, corte-as e evite que produza sementes.
A folhagem deve permanecer intacta por pelo menos 6 semanas após a última flor. Isso dará bastante tempo para que as folhas alimentem o bolbo para que aumente a probabilidade de floração no próximo ano.
Se precisar de os retirar antes deste período de 6 semanas, porque precisa renovar o canteiro ou precisa dos vasos, pode levantar os bolbos com uma pá trazendo o máximo de terra possível agarrada às raízes.
De seguida, plante-os num canto do jardim, mais escondido e abrigado. Cave uma vala rasa, coloque os bolbos com a folhagem acima do solo e cubra-os com terra. Levante apenas quando a folhagem tiver secado completamente.
Depois, coloque-os numa caixa aberta e deixe-os secar num local à sombra. Eles devem ser armazenados num local escuro, seco e fresco até plantar novamente no próximo outono.
Como plantar tulipas
As tulipas são plantas que florescem na primavera. Os bolbos devem ser plantados no outono, do final de Outubro a meados de Dezembro. As tulipas são mais susceptíveis a doenças do que outros bulbos e podem ser plantadas até mais tarde.
Regra geral, a profundidade de plantio é cerca de duas a três vezes o tamanho do bolbo em solo aberto em canteiros, mas pode ser plantada a uma profundidade menor em vasos. Tipicamente, quanto menos profundos forem plantados, mais curtas serão as hastes das flores.
Não se esqueça de que os bolbos de tulipas requerem uma boa drenagem, portanto, adicione areia ou cascalho ao solo se tiver má drenagem.
Propagação
O método mais comum é separar os bolbilhos que crescer lateralmente após o levantamento das tulipas no verão. Armazene e replante no próximo outono para crescerem como uma nova tulipa. Estas novas tulipas podem demorar pelo menos 2 anos antes de florir.
Pode também propagar por semente, embora isto não seja comum. Semeie as sementes em recipientes em local frio no outono. Podem demorar mais de 4 anos para florir.
Qualquer destes métodos é muito demorado e com resultados incertos. O melhor mesmo, é comprar bolbos.
Pragas e doenças das tulipas
O problema mais comum com as tulipas é quando são plantadas em más condições de drenagem que causam o apodrecimento dos bolbos.
As tulipas também são propensas a pulgões, lesmas e outros vermes no caule e bolbo.