Liquidambar (Liquidambar styraciflua)

Liquidambar styraciflua: folhas no Outono
Liquidambar styraciflua: folhas no Outono

4 Resultados

  1. MAXIMO BERTAMON SILVA diz:

    Olá! Plantamos duas mudas aqui em casa, em 2018 e já cresceram muito. Estão com cerca de 4 metros, bem copadas, porem muito próximas. Como faço para transplantar? Elas precisas de pelo menos uns 8-10 metros entre cada uma pelo que estou vendo..plantei com apenas 3 metros de distancia e ja estão se enlaçando!

    • queridasplantas diz:

      Olá,

      Obrigado pela sua pergunta.
      O transplante deve ser feito no período de dormência, quando as árvores estão sem folhas.
      Árvores de 4 metros terão raízes já muito longas. Tem de cavar e levantar as árvores do solo com o máximo de raízes possível. Pode precisar da ajuda de maquinaria para as arrancar e mover.
      Quando transplantar, faça a poda da copa e pense em reduzir o tamanho das árvores, para tentar manter um equilíbrio entre os ramos e a quantidade de raízes que ficou.

      O que se faz muitas vezes para aumentar a probabilidade de sucesso é, cavar uma vala em circulo à voltar da árvore, afastada cerca de 1 metro dependendo do tamanho da arvore.
      A vala deve ser o mais profundo que se conseguir, cortando as raízes que se alongam para fora desse circulo. Depois, podar também a copa e deixar a árvore crescer um ano.
      Isto vai fazer com que se desenvolvam raízes mais finas e fibrosas na zona dentro do círculo. Estas são as raízes que depois vão garantir um transplante com maior taxa de sucesso.

      Espero ter ajudado. Cumprimentos.

  2. José Américo Vieira diz:

    Boa noite
    Qual o afastamento entre liquidambers numa plantação em linha?
    Muito obrigado.
    José Rio

    • queridasplantas diz:

      Olá José,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Os Liquidâmbar atingem cerca de 10 – 12m de largura. Com esta referência, não deveria ser plantado com um distanciamento inferior a isto, para que cresça plenamente.
      No entanto, se for para ser treinado e controlado através de poda, pode ser plantado com intervalos inferiores a 10m. Trata-se de uma árvore muito vigorosa quando estabelecida.
      Espero ter ajudado. Se tiver qualquer dúvida, é só dizer.

      Cumprimentos,
      Daniel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *