Jacinto (Hyacinthus orientalis)

O Jacinto (Hyacinthus orientalis) é uma planta bolbosa que apresenta uma bela floração na primavera. A inflorescência é erecta e simples, de forma cilíndrica, com numerosas flores muito perfumadas.
Há jacintos de várias cores: rosa, azul, branco, vermelho, laranja, amarelo e vários tons dentro destas cores. Existem mais de 60 variedades de jacintos disponíveis.
Neste artigo
Perfil da planta
Nome comum: JacintoNome científico: Hyacinthus orientalis
Tipo de planta: Bolbosa
Altura: 10cm - 50cm
Largura: 10cm - 50cm
Folhagem: Caduca
Cor das flores: Amarelo, Azul, Branco, Rosa, Roxo, Vermelho
Época de interesse: Primavera
Luminosidade: Pleno Sol, Sombra parcial
Drenagem do solo: Bem drenado, Húmido mas bem drenado
Tipo de jardim: Arquitectural, Interior, Pátios e vasos, Urbano
Aplicações: Canteiros, Flores de corte, Vasos & Floreiras
Como plantar jacintos
Os jacintos são plantas que requerem um período de frio, assim como as tulipas e os narcisos. Devem ser plantados no outono, para que os bulbos passem o inverno no solo frio e depois aparecerem na primavera primeiro com folhas e depois com a espiga floral.
Após a floração, corte a flor mas mantenha as folhas e regue a planta normalmente até que estas fiquem amarelas e murchem. Durante este período, as folhas estão a produzir e a reservar nutrientes no bolbo.
Quando as folhas secarem totalmente, pode levantar os bolbos do solo, limpá-los, e armazená-los num local seco e fresco até ao próximo outono.
Os jacintos vêm a sua beleza destacada em vasos ou em extensos canteiros monocromáticos no jardim. A sua beleza exuberante e clássica combina bem com outras plantas bolbosas que florescem no mesmo período.
É comum forçar a floração dos jacintos no interior, em vasos de vidro especiais, que permitem uma floração rápida. Também é usado como flor de corte.
Como cultivar
Os jacintos devem ser cultivados sob luz difusa ou meia sombra no início da floração. Após a floração, as folhas devem ser deixadas para produzir e acumular no bolbo a energia necessária para a próxima estação.
O solo deve ser leve, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares durante o período vegetativo. Não tolera calor excessivo ou água em excesso.
Propagação
A propagação dos jacintos é feita a partir dos bolbilhos que crescem à volta do bolbo principal.