Ervilha-de-cheiro (Lathyrus odoratus)

As ervilhas-de-cheiro (Lathyrus odoratus) são plantas trepadeiras semelhantes às ervilhas comuns, que podem atingir até 2,5 m de altura. Existem também algumas variedades pequenas que atingem apenas 40 ou 50 cm de altura.
As suas flores têm uma fragrância agradável e podem ser de várias cores, do branco ao vermelho e vários tons de rosa e roxo. Algumas variedades possuem flores bicolores.
Nome comum: Ervilha-de-cheiroNome científico: Lathyrus odoratus
Tipo de planta: Anual / Bienal, Trepadeira
Altura: 1.5m - 3m
Largura: 10cm - 50cm
Folhagem: Caduca
Cor das flores: Branco, Rosa, Roxo, Vermelho
Época de interesse: Primavera
Luminosidade: Pleno Sol
Solo: Franco
Drenagem do solo: Húmido mas bem drenado
Tipo de jardim: Informal, Pátios e vasos
Aplicações: Canteiros, Flores de corte, Muros, Vasos & Floreiras
Outras características: Flores para polinizadores
As ervilhas-de-cheiro contêm substâncias tóxicas e não devem ser consumidas, pelo menos não com frequência ou em grandes quantidades.
Como plantar ervilhas-de-cheiro
As variedades pequenas podem ser plantadas em vasos, desde que o vaso tenha pelo menos 20 cm de diâmetro e profundidade.
Variedades maiores devem ser plantados no jardim, junto a treliça, muro ou rede que possa sustentá-las para que cresçam verticalmente.
Clima
São fáceis de cultivar em climas amenos ou frios, com temperaturas médias de até 20°C.
Não cresce bem em climas quentes, por isso costuma ser cultivada no outono, inverno e início da primavera, podendo variar de acordo com a região onde é cultivada.
Luz solar
Plante num local com luz solar directa por pelo menos algumas horas por dia.
Rega
A ervilha-de-cheiro prefere solo húmido mas bem drenado. Não tolera períodos de seca.
Solo
Preferem um solo bem drenado, profundo, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 7,5.
Época de floração
Depende da época de plantio e da região. A floração é estimulada pelo aumento da duração da luz do dia na primavera, mas as plantas que são semeadas no início do outono, em regiões onde o inverno é ameno, podem começar a florir durante o inverno.
Em regiões onde o verão é ameno e as sementes são plantadas no final do inverno ou início da primavera, a floração pode ocorrer no final da primavera e no verão.
Ciclo de cultivo
A ervilha-de-cheiro é uma planta anual.
Propagação
A propagação da ervilha-de-cheiro é feita por sementes. As sementes podem ser semeadas no local final ou em pequenos vasos e posteriormente transplantadas quando atingirem pelo menos 4 cm de altura.
As sementes devem ser semeadas a cerca de 1 cm de profundidade. Deixar as sementes de molho em água por um dia antes de semear pode acelerar a germinação, que demora uma ou duas semanas.