Como propagar Pyracantha por estacas

A piracanta (Pyracantha) é um arbusto excelente. Neste artigo vou mostrar passo a passo como propagar Pyracantha por estacas lenhosas. Na minha opinião é a forma mais fácil embora também seja possível propagá-la por estacas verdes ou semi-lenhosas.
A piracanta é muito usada para formar uma cerca ou sebe. O facto de ter espinhos faz com que uma sebe densa desta planta confira proteção adicional à sua propriedade.
Para além desta qualidade, trata-se de uma arbusto belíssimo e com interesse quase durante todo o ano.
Na primavera, surgem cachos de flores brancas, que são uma fonte de alimento para insetos.
Depois das flores, crescem o frutos durante o verão que amadurecem totalmente no Outono e persistem na planta até ao Inverno.

Pyracantha com bagas vermelhas
Os cachos de bagas podem ter diferentes cores, conforme a variedade cultivada, podem ser vermelhos, laranja ou amarelos. Qualquer das cores, é espetacular.
Estes frutos servem de alimento aos pássaros numa altura do ano em que eles não têm tanta comida disponível. Esta planta é uma das nossas escolhas na lista dos melhores arbustos de cores de outono.
Pode também ser treinada em pirâmide ou outras formas de topiaria. É mesmo uma planta muito versátil! Na minha opinião a pyracantha é uma planta até algo subvalorizada.
Sem mais demoras, vamos ao nosso guia passo a passo.
As estacas lenhosas são obtidas a partir de ramos maduros no final da estação de crescimento, ou seja, durante o Outono ou Inverno.
Preparar o vaso
Em primeiro preparei um vaso com composto misturado com areia. Um dos fatores mais importantes, independentemente do tipo de estacas que estamos a fazer, é a boa drenagem.
Solo que retém excesso de água, vai fazer com que as estacas apodreçam.
Pode usar um vaso, um tabuleiro ou outro recipiente que lhe seja mais conveniente.

Prepare o solo incluindo areia grossa para melhorar a drenagem
Como cortar as estacas
Escolhi um ramo comprido que me vai permitir dividir em várias estacas.

Um ramo longo pode dar várias estacas
Com uma tesoura, cortei cada segmento imediatamente abaixo de um nó de folhas. Será neste ponto que as raízes irão nascer.
Com um canivete retirei os gomos e os espinhos acima desse ponto e deixei apenas os gomos e as folhas do último nó. As incisões feitas nestes pontos irão também ganhar calo e possivelmente lançar raízes também.

Corte o ramos em vários segmentos

Deixe apenas as folhas do botão do topo
Plantar as estacas
Enterrei as estacas à volta do vaso, deixando apenas o último gomo acima do composto.

Enterre as estacas no vaso
Depois, reguei bem e coloquei num local abrigado do sol direto e do vento. Pode colocar junto a um muro ou a outros vasos mais altos que proporcionem algum abrigo.
Um ano mais tarde… continua na página seguinte…