Como propagar corniso por estacas (Cornus)

Gosta dos cornisos e gosta de plantas grátis? Está no sítio certo. Vou explicar como propagar corniso por estacas (Cornus) do princípio ao fim, passo a passo e com imensas fotos.
Não se preocupe se acha que não tem grandes dotes para a propagação, os Cornus são muito fáceis de propagar.
As plantas arbustivas do género Cornus são muito populares entre jardineiros e paisagistas. São admiradas pelas suas hastes intensamente coloridas e ornamentais durante o inverno.
Há cores para todos os gostos, variando de verde-limão e amarelo, laranja, vermelho e púrpura até quase preto. Para além dos ramos, alguns produzem também flores e frutos, e em algumas variedades são também apreciados pela sua folhagem variegada.
São arbustos extremamente resistentes, toleram o frio e locais expostos. Os cornisos crescem bem na maioria dos solos e requerem pouca manutenção, basta cortar os caules um pouco acima do solo a cada dois anos no final do inverno.
Este procedimento promove o crescimento novas hastes jovens e vigorosas que terão também uma cor mais vibrante no inverno seguinte.
Uma das técnicas mais fáceis de propagação de plantas é a partir de estacas lenhosas. Estas estacas de madeira dura são feitas durante o período de dormência a partir de um caule totalmente maduro de uma árvore ou arbusto de folha caduca. Como a estaca não tem folhas, a necessidade de controlar as condições de propagação para que esta seja bem-sucedida é mínima.
Neste artigo
Quando fazer estacas lenhosas de cornisos (Cornus)?
As estacas de madeira dura de cornus podem ser feitas a qualquer momento durante o período de dormência.
No entanto, serão mais bem-sucedidas se forem colhidas no momento da “queda das folhas”, normalmente quando ocorrem as primeiras geadas.
Qual o tamanho de uma estaca lenhosa?
Embora tradicionalmente as estacas de madeira dura sejam feitas com cerca de 30cm de comprimento, um comprimento menor é muito mais bem-sucedido.
Estas estacas, embora não tenham folhas, ainda perderão um pouco de água por evaporação. Para evitar a perda de água e que as estaca sequem, exponha o mínimo de material possível acima do solo.
A estaca desenvolverá inicialmente raízes tanto ao longo do caule quanto na área de corte na sua base. Gradualmente, as raízes ao longo do caule desaparecem e o sistema radicular da nova planta desenvolve-se completamente a partir das raízes basais.
Como propagar Cornus por estacas passo a passo?
Neste guia vamos propagar Cornus sericea ‘Flaviramea’, mas usamos este mesmo procedimento para outras variedades como: Cornus alba ‘sibirica’, Cornus alba ‘Elegantissima’, Cornus alba ‘Kesselringii’, Cornus sanguinea ‘Midwinter Fire’ entre outros.
O procedimento é muito fácil.
Preparar o composto de estacas
Primeiro, prepara-se o composto para as estacas. Uso uma mistura de solo genérico para vasos e misturo areia grossa para melhorar a drenagem e evitar o apodrecimento das estacas. Na verdade, as estacas podem ser enraizadas simplesmente em areia grossa, sem terra.

Mistura de composto com areia grossa para melhorar a drenagem
Colher e preparar as estacas
Depois, cortam-se ramos saudáveis que tenham aspecto vigoroso.

Cortar as estacas lenhosas de corniso no outono ou inverno
E dividimos os ramos mais compridos em várias estacas.

Estacas de corniso para propagação – Cornus sericea ‘Flaviramea’
O corte inferior deve ser sempre abaixo de um nó com gomos, pois será nesse ponto que as raizes se vão formar.
Retiramos os gomos que vão ficar enterrados, para expor os tecidos do ramo.

Corte a estava abaixo do nó
Deixamos apenas um par de gomos no topo da estaca. Serão esses gomos que vão brotar e crescer.
Plantar as estacas
Enchemos um vaso com composto e enterramos as estacas. Poderíamos ter enterrado mais as estacas, mas estes vasos não são muito profundos e as estacas de cornisos não são tão sensiveis à seca e costumam pegar bem.

Plantar as estacas no vaso
Por fim, rego as estacas e coloco-as lá fora num local relativamente abrigado. Mas ao ar livre! Elas precisam de “sentir” o outono e do inverno.
A chuva, o frio e o gelo tomarão conta das estacas e estas brotarão na primavera.
Quando elas crescerem na Primavera, mantenha-as sombreadas no início e resista à tentação imediata de as fertilizar.
Na próxima página vou mostrar o resultado…