Buganvília (Bougainvillea)
A Bougainvillea é uma trepadeira perene muito vistosa e espetacularmente colorida. Vamos aprender como plantar e cultivar esta beleza?
Esta planta produz flores numa grande variedade de cores incluindo rosa, roxo, laranja, vermelho, amarelo e branco. Na verdade não se trata de flores, mas sim grandes brácteas finas que crescem à volta de um aglomerado central de flores verdadeiras que são pequenas e de cor branca.
Outra das qualidades desta planta é que pode florescer durante vários meses se tiver as condições adequadas de sol e calor.
Neste artigo
Perfil da planta
Nome comum: Buganvília, Árvore primavera, Trepadeira primavera, Buganvile, Flor-de-papel, Pataguinha, Pau-de-roseira, Roseiro, Roseta, Santa-rita, Sempre-lustrosa, Três-mariasNome científico: Bougainvillea
Género: Bougainvillea
Tipo de planta: Trepadeira
Altura: 3m - 8m
Largura: 3m - 8m
Folhagem: Persistente
Época de interesse: Primavera, Verão
Luminosidade: Pleno Sol
Solo: Arenoso, Franco
Drenagem do solo: Bem drenado
Tipo de jardim: Informal, Mediterrânico, Pátios e vasos
Aplicações: Muros, Vasos & Floreiras
Cores por estação
Estação do ano | Tronco / Ramos | Folhagem | Flor | Fruto |
---|---|---|---|---|
Primavera | ||||
Verão | ||||
Outono | ||||
Inverno |
A buganvília é originária do Brasil. No entanto, a sua beleza fez com que se espalhasse pelo mundo. Principalmente em regiões de clima quente é presença assídua, como nos jardins mediterrânicos. Esta planta é muito popular noutras regiões de clima semelhante à zona do Mediterrâneo como a Califórnia ou algumas zonas da Austrália.
É nestas zonas que cresce melhor pois o clima favorece a adaptação e o seu desenvolvimento. Adora o pleno sol e prefere a orientação a Sul mas também pode ser cultivada em vaso ou como pequena árvore.
O nome Bougainvillea tem a sua origem no Almirante da Marinha francesa e explorador do final do século 18 Louis Antoine de Bougainville.
A Bougainvillea não tolera o gelo e precisa de ser protegida nos meses de Inverno principalmente nos primeiros anos de vida. Em países com Invernos rigorosos só pode ser cultivada ao ar livre durante o Verão.
Por natureza, as buganvílias precisam de muito espaço para crescer e podem facilmente atingir vários metros de altura.
São frequentemente vendidas treinadas em torno de uma estaca ou aro. Se o clima for propício são plantas extremamente vigorosas e tornam-se muito versáteis. Podem ser cultivadas como arbustos, sebes, contra uma parede ou sobre arcos ou pérgulas.
Também existem variedades pequenas e compactas de buganvílias que crescem até cerca de um metro de altura. Funcionam bem como arbustos ou podem até ser cultivadas numa cesta suspensa.
Esta planta é deslumbrante e uma presença muito comum nos países mais quentes, trepando nas esquinas das casas.
Como plantar e cultivar Bougainvillea
Plante as buganvílias num local que seja protegido do gelo no Inverno. Em alternativa pode cultivá-las numa estufa que evite que as temperaturas caiam abaixo de zero.
Solo
As buganvílias não são muito exigentes quanto ao tipo de solo. Preferem solos ferteis e bem drenados. As suas raízes não toleram terrenos com excesso de água.
Temperatura
A Bougainvillea consegue tolerar temperaturas baixas. Até 2°C estarão a salvo, mas a temperatura ideal durante o inverno é entre 7 e 10°C.
Elas perderão as suas folhas nestas condições de temperaturas baixas entre 2 e 10ºC. Mas neste caso voltarão a crescer quando a temperatura subir novamente.
Durante o Inverno, por segurança, pode protegê-las com texteis próprios para proteção de plantas.
Aplique mulch (por exemplo terra vegetal) todos os invernos à volta da planta sem que fique em contacto com o caule.
Podar
A poda é indispensável para o sucesso da sua Bougainvillea. Se a deixar crescer livremente ela tornar-se-á uma planta desordenada e possivelmente fora de controlo.
A melhor altura para podar buganvílias é no final do Inverno ou início da primavera. Durante a estação de crescimento podemos fazer poda de manutenção após cada fluxo de flores. Devemos também atar os ramos no seu suporte regularmente para manter o seu crescimento sob controle.
Como as buganvílias dão flores no crescimento produzido no ano anterior, faça por não remover muitos caules. Comece por cortar qualquer ramo que esteja morto.
Depois, reduza os ramos cortando sempre junto aos gomos das folhas. Se a planta estiver muito congestionada, remova ramos inteiros cortando junto ao caule principal. Isto melhorará o fluxo de ar e evitará doenças na buganvília.
Tenha cuidado durante a poda pois os caules da buganvília são espinhosos. Os espinhos são a característica que lhe permite trepar no seu habitat natural.
Exposição solar
A Bougainvillea precisa do máximo de sol possível. Se cultivar Bougainvillea em vasos, estes podem ser movidos para passar o verão ao ar livre no jardim, num local ensolarado. Durante o Inverno podem ser movidos para uma área abrigada mas que deve ser muito luminosa.
Regar
Devemos ajustar a rega e a fertilização das buganvílias durante as diferentes fases do ano.
Quando as temperaturas começam a subir na Primavera, devemos aumentar gradualmente a frequência de rega. Nunca permita que as raízes da buganvília fiquem encharcadas em água. Regue apenas se for necessário. É melhor regar bem menos vezes e deixar secar um pouco, do que manter as raízes da planta sempre húmidas.
No Verão, com temperaturas quentes podemos aumentar mais a frequência da rega, a buganvília deverá estar a crescer vigorosamente nesta altura do ano.
Há medida que entramos no Outono devemos reduzir a frequência da rega de acordo com a diminuição do crescimento e consequente diminuição do consumo de água.
Durante o Inverno, devemos fazer apenas regas pontuais se o tempo estiver muito seco. O solo deve ser mantido apenas ligeiramente húmido.
Fertilização
Comece a fertilizar uma vez por semana a partir do meio da primavera até ao meio do outono. Aplique um fertilizante líquido rico em nitrogênio para estimular o crescimento das folhas.
Mude para um fertilizante com alto teor de potássio (como fertilizante de tomate) quando as brácteas estiverem já em desenvolvimento. Isto aumentará o crescimento e intensificará a cor das brácteas.
Como plantar buganvílias em vaso
Sim, é possível cultivar estas plantas em vaso. As buganvílias são geralmente vendidas em vasos pequenos. Para que elas possam crescer bem e florir, devemos replantá-las em vasos grandes.
A melhor altura para o fazer é na Primavera quando o perigo de geada já passou. Use um composto de envasamento multiuso de boa qualidade.
Encha parcialmente o recipiente e coloque a planta de modo que o topo do composto fique alguns centímetros abaixo da borda do novo vaso.
Ao encher em torno das raízes, pressione o composto muito suavemente. Regue bem para que o composto fique em contacto com as raizes.
Coloque o vaso num local abrigado nas primeiras semanas para permitir que a planta se estabeleça. Depois, dê-lhe um lugar soalheiro.
Gostei de ler, as vossas informações!
Necessito de rever, métodos de enxertia e qual a melhor época do ano, para enxertar no Algarve.
Muito obrigado pela sua mensagem António.
A melhor altura para enxertar será a primavera quando a temperatura começa a subir.
Sobre o método em si, há muitos vídeos sobre o assunto, deixo aqui um que me parece ilustrar bem o processo: https://youtu.be/Whx36S-fqEs?si=iKyAlvnDXUZFmLNe
Espero ter ajudado.