Rúcula (Eruca sativa)
A rúcula (Eruca sativa) é uma planta anual cujas folhas são cada vez mais usadas para fins culinários sendo consumidas cruas ou cozinhadas. Aprenda neste artigo como plantar rúcula e outros detalhes sobre esta planta.
As folhas da rúcula têm um sabor picante e amargo, sendo que as folhas mais jovens e tenras ou aquelas cultivadas num clima mais frio, tendem a ser menos amargas e consideradas mais apropriadas para consumo em saladas. As sementes também podem ser consumidas, e são por vezes utilizadas para substituir as sementes de mostarda.
Neste artigo
Perfil da planta
Nome comum: RúculaNome científico: Eruca sativa, Eruca sativa
Tipo de planta: Hortícola
Altura: 10cm - 50cm
Largura: 10cm - 50cm
Luminosidade: Pleno Sol, Sombra parcial
Drenagem do solo: Húmido mas bem drenado
Tipo de jardim: Horta, Mediterrânico
Outras características: Folha comestível
Na época da colheita esta planta atinge 10 a 30 cm de altura, dependendo da variedade cultivada e das condições de cultivo. Durante a floração, pode chegar a atingir de 50 a 1 metro de altura.
Clima
A rúcula é uma hortaliça que cresce melhor sob temperaturas entre 15 a 23ºC, ou seja, em climas amenos. Em temperaturas mais altas a planta tende a florescer mais cedo e as suas folhas serão mais duras e amargas. Embora possa suportar Invernos rigorosos com temperaturas de 0°C, as plantas mais jovens podem necessitar de protecção, sendo para isso cultivadas em estufas agrícolas.
Luminosidade
No Verão, a rúcula deve ser cultivada sob sombra parcial para produzir folhas de boa qualidade. Na Primavera, Outono e Inverno pode ser cultivada sob pleno sol.
Solo
O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.
Rega
Regue a rúcula com frequência para que o solo seja mantido sempre húmido, no entanto, nunca deve ficar encharcado, uma boa drenagem é fundamental.
Como plantar rúcula
Pode semear a rúcula directamente no local definitivo, superficialmente ou a uma profundidade não superior a 0,5 cm no solo. As sementes germinam rapidamente normalmente em 4 a 8 dias. Quando as plantas atingem cerca de 10 cm de altura, deve remover o excesso de plantas para que seja atingido um espaçamento adequado. Se for conveniente, as sementes também podem ser semeadas em sementeiras e quando as plantas tiverem tamanho suficiente para serem manuseadas, então são transplantadas para o local de cultivo definitivo.
O espaçamento recomendado varia com a variedade cultivada e a finalidade, podendo ser de 15 a 60 cm entre as linhas de cultivo e 10 a 30 cm entre as plantas.
Cuidados com o cultivo
Mantenha a área de cultivo livre de ervas daninhas e plantas invasoras que competem por luz e nutrientes com a rúcula.
Colheita
A colheita da rúcula pode ser feita a partir de 20 a 65 dias. À semelhança da colheita da alface pode arrancar toda a planta ou colher apenas as folhas de rúcula bem desenvolvidas. Neste caso a colheita pode estender-se por semanas. Em qualquer caso, a colheita deve ser feita antes da planta começar a florescer, pois nessa altura as folhas começam a ficar muito amargas.