Loureiro (Laurus nobilis)
O loureiro ou louro (Laurus nobilis) é um arbusto ou pequena árvore que pode chegar aos 10m de altura. É nativo da região mediterrânea, mas foi mais comum no passado remoto do que na era actual, sendo considerado uma relíquia da laurissilva, um tipo de floresta subtropical húmida que cobria a região mediterrânea até alguns milhões de anos atrás, e que ainda pode ser encontrada, por exemplo, nos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias.
Neste artigo
Perfil da planta
Nome comum: Loureiro, LouroNome científico: Laurus nobilis
Tipo de planta: Árvore
Altura: 8m - 15m
Luminosidade: Pleno Sol
Aplicações: Sebes
Esta espécie apresenta plantas que normalmente produzem apenas flores masculinas e plantas que produzem apenas flores femininas. Os frutos na forma de bagas, são brilhantes, azul-escuro quase negro quando maduros.
Clima
Pode suportar baixas temperaturas se protegido do vento e de geadas sendo o clima ameno o preferido do loureiro.
Luminosidade
Preferencialmente deve ser plantado num local com luz solar directa, mas pode crescer bem em sombra parcial, desde que a luminosidade seja boa.
Solo
O ideal é que o solo seja bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, embora esta planta seja bastante tolerante quando ao solo, desde que seja bem drenado.
Rega
Regue de forma a manter o solo levemente húmido até a planta estar totalmente estabelecida. Água em excesso pode prejudicar as raízes.
Propagação
O louro pode ser propagado por sementes ou por estacas. Temos aqui um guia completo sobre a germinação de sementes de loureiro.
Embora o loureiro cresça rapidamente, as sementes demoram sempre mais tempo a produzir uma planta do que as estacas. Assim, pode reproduzir loureiro por estacas de ramos semi-lenhosos, com 10 a 25 cm de comprimento. O solo deve ser mantido bem húmido até o enraizamento.
Como plantar
Na plantação, o espaçamento a respeitar está relacionado com o porte da planta mãe das mudas. Se se tratar de plantas de porte arbustivo, podem ser plantadas a uma distância de 4 a 6 m entre plantas e 7 m ou mais para plantas de porte arbóreo.
O louro pode ser cultivado em vasos grandes, e é o recomendado para quem tem pouco espaço, pois assim a planta tem o seu crescimento limitado e permanece menor, conseguindo mantê-lo facilmente com pouco mais de 1m de altura. Para cultivar em vaso, terá de podar regularmente e adubar com frequência. A cada 3 ou 4 anos será necessário retirar a planta do vaso, cortar até um terço das raízes e replantar com terra nova para que o loureiro mantenha a vitalidade (depende do tamanho do vaso, do crescimento da planta e das condições gerais de cultivo).
Colheita
Quando a planta estiver bem desenvolvida, pode colher as folhas em qualquer altura do ano quando necessário. No fim do verão ou começo do outono terá o melhor resultado na colheita das folhas de louro pois será mais fácil de secar. Folhas secas têm um sabor mais forte, mas este vai desaparecendo com o passar do tempo.
As bagas de loureiro também podem ser colhidas e deixadas para secar à sombra. É necessário que existam plantas masculinas e femininas na zona para que as plantas femininas produzam frutos.
Usos
As folhas de louro secas são usadas como tempero na cozinha mediterrânica. Os frutos, quando secos, podem ser moídos ou ralados e usados como especiaria.