Erva dos gatos (Nepeta cataria)
A erva-de-gato, erva-dos-gatos ou erva-gateira (Nepeta cataria), é uma planta que deve seu nome devido ao efeito que provocam nos felinos. Essas plantas possuem uma substância ativa chamada Neptalactone que age como um feromónio, atraindo, relaxando ou estimulando a maioria dos felinos. Esta substância presente na planta provoca um estado de euforia nos gatos domésticos, bem como em alguns outros felinos como leopardos e tigres. Em humanos não provoca qualquer efeito notável, e as folhas e ramos jovens podem ser usados como tempero ou como chá. O seu sabor e aroma é similar ao das hortelãs.
Neste artigo
Perfil da planta
Nome comum: erva-de-gato, erva-dos-gatos, erva-gateiraNome científico: Nepeta cataria, Nepeta cataria
Tipo de planta: Hortícola
Altura: 50cm - 1.5m
Cor das flores: Azul, Branco
Luminosidade: Pleno Sol
Aplicações: Canteiros, Cobertura de solo, Vasos & Floreiras
As ervas-de-gato são plantas herbáceas, na sua maioria perenes, com hastes fortes, ramificadas que medem cerca de 50cm a 1m de altura. Apresentam folhas opostas, rugosas, de cor verde-acinzentada e muito aromáticas. As inflorescências são terminais, em espiga, com numerosas flores, tubulares, azuis, brancas ou violáceas, que se formam na primavera e verão. A floração é bastante atractiva para as abelhas e borboletas.
Clima
O erva-dos-gatos cresce melhor na faixa de temperatura entre 4°C e 21°C, embora possa suportar temperaturas mais baixas ou mais altas.
Luminosidade
A erva dos gatos deve ser cultivada sob pleno sol.
Solo
Pode ser cultivada em praticamente qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado. Idealmente o solo deve ser fértil, leve, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica.
Regar
Regue de forma a manter o solo húmido nos primeiros meses, mas sem que fique encharcado. Plantas bem desenvolvidas podem ser irrigadas menos frequentemente havendo até certa tolerância a alguma seca. O excesso de água no solo pode prejudicar estas plantas.
Propagação
Semeie no local definitivo da horta ou do jardim ou em sementeiras ou outros recipientes. A germinação demora cerca de uma ou duas semanas. Transplante 1 mês após a germinação. As sementes, que são pequenas, não devem ficar a mais do que 0,5 cm de profundidade no solo. Alternativamente, as sementes podem ser deixadas na superfície do solo, sendo cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada.
A erva-dos-gatos também pode ser propagada por divisão de plantas bem desenvolvidas ou por estaquia, usando os ramos mais jovens de uma planta bem desenvolvida.
Como plantar
A erva-de-gato é apropriada para plantar isolada ou em grupos, formando maciços densos e bordaduras, ao longo de caminhos ou demarcando áreas. O espaçamento entre as plantas pode ser de 30 a 60 cm. Trata-se de uma planta muito versátil e fica bem em diversos estilos de jardim, sendo muito popular em jardins de estilo campestre ou de casa de campo, mediterrâneos ou rochosos. Serve também como forração, sendo apropriada para taludes. A erva-dos-gatos têm um aspecto arredondado natural e apresenta baixa manutenção e também pode ser plantada em vasos e jardineiras.