Dália (Dahlia)

As dálias são uma das flores mais cultivadas em todo o mundo. Neste guia vamos aprender como plantar dálias mas também como as propagar e enriquecer o nosso jardim.
As dálias são nativas das áreas montanhosas da América Central. O género Dahlia tem cerca de 30 espécies e mais de 20.000 variedades, geralmente perenes, de raízes tuberosas.
Neste artigo
Perfil da planta
Nome comum: DáliaNome científico: Dahlia
Tipo de planta: Bolbosa, Perene
Altura: 50cm - 1.5m
Largura: 50cm - 1.5m
Folhagem: Caduca
Cor das flores: Amarelo, Branco, Laranja, Rosa, Roxo, Vermelho
Época de interesse: Verão
Luminosidade: Pleno Sol
Solo: Arenoso, Calcário, Franco
Drenagem do solo: Húmido mas bem drenado
Tipo de jardim: Informal, Pátios e vasos, Urbano
Aplicações: Canteiros, Flores de corte, Vasos & Floreiras
As dálias são populares devido às flores que crescem numa variedade enorme de formas e cores.
Podem ser brancas, amarelas, laranja, vermelhas, rosa ou roxas numa tal variação de tonalidades que permitirão combinar com qualquer esquema de cores que necessite para o seu jardim.
As dálias florescem desde meados do verão até ao outono, quando chegam as primeiras geadas. Todas as dálias são boas para flores de corte.
Têm normalmente folhas verdes escuras de 20-50cm de comprimento.

Dália Kelvin Floodlight (Dahlia ‘Kelvin Floodlight’) produz flores muito grandes
Tipos de Dálias
As dálias são classificadas de acordo com a forma das suas flores:
Simples
As flores do tipo de dálias simples têm geralmente 8 a 10 pétalas largas ao redor de um disco central aberto.
Anémona
As flores do tipo de dálias anémona são totalmente duplas. Cada uma com um ou mais anéis de pétalas de raio achatadas em torno de um grupo denso de pétalas tubulares mais curtas. Geralmente estas flores têm pétalas mais longas do que as das dálias simples.
Collarette
As flores do tipo de dálias collarete são simples com 8 a 10 pétalas largas e externas. Apresentam um “colar” interno de pétalas menores circundando um disco central aberto.
Nenúfar
As flores do tipo de dálias nenúfar são totalmente duplas com pétalas grandes que são planas ou com margens levemente curvadas ou recurvadas, dando à flor uma aparência plana.
Decorativas
As flores do tipo de dálias decorativas são totalmente duplas sem disco central visível. As pétalas são largas e planas, às vezes retorcidas, que se curvam ligeiramente nas margens.
Bola
As flores do tipo de dálias bola são esféricas, totalmente duplas, às vezes ligeiramente achatadas no topo, com pétalas densamente compactadas, quase tubulares.
Pompon
As flores do tipo de dálias pompon apresentam uma forma semelhante ás dálias bola, mas em miniatura e de formato mais esférico. As flores são totalmente duplas e não atingem mais do que 5 cm de diâmetro.
Cacto
As flores do tipo de dálias cacto são totalmente duplas. Têm pétalas estreitas e pontiagudas que podem ser retas ou curvas para dentro e têm extremidades recurvadas em mais de dois terços de seu comprimento.
Semicacto
As flores do tipo de dálias semicacto são totalmente duplas semelhantes às dálias do tipo cacto. No entanto, têm pétalas de base mais larga, cujas extremidades são geralmente recurvadas em direção às pontas.
Mistas
As flores do tipo de dálias mistas têm variadas formas que não se encaixam nos outros tipos. Inclui formas semelhantes a flores de outras plantas e podem ser simples ou duplas.
Esta classificação foi definida pela National Dahlia Society.

Combinação de Dálias com cores complementares e harmoniosas
Como plantar dálias
As dálias preferem solos férteis, ricos em húmus e que drenam bem. Gostam de ser plantadas em pleno sol e alimentadas regularmente para produzir flores em abundância.
Coloque estacas ou outro tipo de suportes nos caules das variedades mais altas e com as flores maiores.
As dálias não gostam de ventos fortes e que o solo permaneça húmido e frio.
As raízes devem ser levantadas do solo ou ser protegidas com mulch se na sua zona as temperaturas permanecem abaixo de zero durantes muitos dias no inverno. Guarde-as num local escuro e fresco até que as geadas tenham passado e as possa plantar de novo. Pode também plantá-las mais cedo em vaso no interior ou num lugar abrigado e ganhar algum tempo.
Se colher as flores regularmente ou cortar as que vão amadurecendo, as plantas vão responder produzindo mais flores até que cheguem as primeiras geadas.

Canteiro de flores com dálias Noordwijks glorie (Dahlia Noordwijks glorie)
Como propagar dálias
As dálias são plantas facilmente propagadas através da divisão das raízes tuberosas ou de estacas. Desta forma mantem as características da variedade propagada.
Também é possível reproduzir dálias através de sementes.
Divisão das raízes tuberosas
A divisão das raízes tuberosas é feita antes da primavera, antes que a planta renasça para a nova estação de crescimento.
Divida de forma a obter partes que tenham pelo menos um botão (‘olho’) e um tubérculo.
Estacas basais
As estacas de dálias são feitas através do corte dos novos rebentos na base, quando nascem no início da primavera.
Corte junto à raiz, preferencialmente trazendo um pouco da raiz tuberosa agarrada e enterre num composto com boa drenagem.
Mantenha num local de temperatura amena, iluminado e húmido. O mesmo procedimento das estacas herbáceas / verdes.
Sementes
Semeie as sementes e mantenha-as a 16°C – 20ºC para uma germinação rápida.
Transplante as novas plantas para vasos individuais e deixe-as estabelecer antes de plantar no jardim.
Costumo comprar dálias no Lidl e escrevi uma review sobre elas, pode seguir o link para saber a minha opinião.