Crisântemos (Chrysanthemum)

O crisântemo é uma estrela no outono e uma planta com um grande número de variedades cultivadas hoje em dia em todo o mundo. Neste artigo vamos aprender os cuidados e como plantar crisântemos (Chrysanthemum).
Tem a sua origem na Ásia e é cultivada na China há séculos. No Japão, um dos países onde esta flor é muito apreciada, o crisântemo é visto como um símbolo do sol e do imperador. O crisântemo é a flor nacional do Japão e existe até um dia dedicado a esta flor, chamado de Festival da Felicidade.
Nome comum: CrisântemoNome científico: Chrysanthemum
Tipo de planta: Perene
Altura: 50cm - 1.5m
Largura: 10cm - 50cm
Cor das flores: Amarelo, Branco, Laranja, Rosa, Roxo
Época de interesse: Outono
Luminosidade: Pleno Sol, Sombra parcial
Solo: Arenoso, Calcário, Franco
Drenagem do solo: Húmido mas bem drenado
Tipo de jardim: Informal, Pátios e vasos
Aplicações: Canteiros, Flores de corte, Vasos & Floreiras
As milhares de variedades cultivadas existentes variam entre formas anãs com aproximadamente 30 cm de altura a plantas com cerca de 1 m de altura.
As flores variam muito em formato e cores, e podem ser classificadas, por exemplo, como simples, semidobradas, pompom, anémona ou aranha.
Quanto à cor, os crisântemos podem ser amarelos, brancos, rosa, vermelhos e também de tons intermediários entre essas cores.
As flores de crisântemo são comestíveis e são usadas para fazer chá na China e em alguns países asiáticos. No entanto, as plantas cultivadas para fins ornamentais geralmente são impróprias para consumo, pois podem conter pesticidas e outras substâncias tóxicas.
Nome científico
O gênero Chrysanthemum contém muitos híbridos e cultivares desenvolvidos para fins hortícolas.
O híbrido mais importante é Chrysanthemum × morifolium (syn. Chrysanthemum × grandiflorum), derivado principalmente de Chrysanthemum indicum.
Origem
Ásia.
Clima
Pode ser cultivado em vários tipos de clima. Cresce melhor num ambiente com humidade e temperaturas entre 15°C e 28°C.
Luz solar
Luz solar direta ou sombra parcial com boa iluminação.
Como regar crisântemos
Deve regar os crisântemos de forma a manter o solo húmido, mas não encharcado.
Solo
Plante crisântemos em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 7.
Época de floração
O crisântemos são plantas de dias curtos e florescem quando a luz do dia começa a diminuir e as noites aumentam de duração. Portanto, florescem no outono ou inverno e são uma das flores mais populares desta época do ano.
Em regiões de baixa latitude, ele não floresce naturalmente. As plantas podem ser induzidas a florescer encurtando artificialmente o dia, por exemplo, cobrindo as plantas com um plástico opaco escuro algumas horas antes do anoitecer e descobrindo algumas horas após o nascer do sol, simulando uma noite de 12 a 15 h.
Ciclo de cultivo
São plantas perenes, mas às vezes são cultivadas como anuais. Recomenda-se dividir e replantar a cada três anos, caso sejam cultivados como plantas perenes.
Propagação
O método de propagação mais comum é por estacas verdes de ramos terminais na primavera.
Também pode propagar por semente semeada no local final ou em tabuleiros de sementes, transplantando as novas plantas com cuidado quando elas tiverem 4 ou 6 folhas verdadeiras.
As sementes de crisântemo são pequenas e devem ser semeadas superficialmente. A germinação das sementes geralmente demora entre uma a três semanas.
A propagação também pode ser feita por divisão de plantas com dois anos ou mais.