Camomila
A Camomila é uma erva, das mais antigas que a humanidade já utilizou. A sua origem mais provável é a Europa e América do Norte, onde é muito comum nos jardins públicos. As duas espécies de camomila mais cultivadas são a camomila vulgar ou camomila alemã (Matricaria chamomilla, também denominada Matricaria recutita) e a camomila romana ou camomila de paris (Chamaemelum nobile ou Anthemis nobilis).
A camomila alemã é a mais cultivada, sendo a mais apreciada como chá porque o sabor é mais doce que o sabor da camomila romana, que é mais amarga.
Neste artigo
Perfil da planta
Nome comum: Camomila vulgar, Camomila alemã, Camomila romana, Camomila de parisNome científico: Matricaria chamomilla, Matricaria recutita, Chamaemelum nobile, Anthemis nobilis
Tipo de planta: Anual / Bienal
Altura: 10cm - 50cm
Cor das flores: Amarelo, Branco
Luminosidade: Pleno Sol
Aplicações: Canteiros, Cestos
A camomila apresenta caule ereto e ramificado, de pequeno porte, alcançando cerca de 30 a 50 cm de altura. As folhas são verdes, lisas na página superior e recortadas em segmentos afilados. As flores são semelhantes às das margaridas, com centro amarelo e pétalas brancas. A floração ocorre na primavera e verão.
Diferenças entre a camomila alemã e a camomila romana
A camomila alemã pode chegar a atingir 1 m de altura, sendo mais ereta que a camomila romana, que apresenta um hábito mais rastejante, atingindo cerca de 25 cm de altura. Os folíolos (segmentos das folhas) da camomila romana são mais achatados e mais espessos que os da camomila alemã, e as suas flores são solitárias e terminais, ao passo que as flores da camomila alemã surgem em cachos.
Clima
Cresce melhor em clima ameno, com temperaturas abaixo de 20°C. Embora possa ser cultivada em temperaturas mais altas, a planta tende a florescer mais cedo nestas condições, especialmente se a humidade for baixa.
Luminosidade
A camomila gosta de luz solar directa embora possa tolerar alguma sombra parcial.
Solo
A camomila gosta de ser cultivada em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. No entanto, esta planta pode crescer bem em diversos tipos de solo.
Rega
O deve manter alguma humidade mas sem que permaneça encharcado.
Propagação
Devido à grande capacidade de propagação, a camomila pode tornar-se rapidamente invasora.
Reproduz-se por sementes postas a germinar em sementeiras ou directamente no local definitivo, durante todo o ano. A sementeira deve ser feita a uma profundidade máxima de 0,5 cm, ou apenas pressione levemente as sementes no solo. A germinação leva normalmente uma ou duas semanas. As pequenas plantas podem ser transplantadas quando estas têm de 2,5 a 5 cm de altura.
A camomila romana pode também ser propagada por sementes ou por divisão de plantas bem desenvolvidas.
Como plantar camomila
A camomila deve ser plantada respeitando um espaçamento de cerca de 30 a 45 cm entre as plantas. A camomila também pode ser cultivada em vasos e floreiras grandes que pode ter na sua varanda ou pequeno jardim.