Como fazer uma caixa de compostagem, simples e fácil

Criar o seu próprio composto é algo que qualquer jardineiro deve almejar.
Há inúmeras vantagens em fazê-lo:
- Estará a reciclar material rico em nutrientes, como os restos da cozinha, em vez de irem para o lixo, esses nutrientes são absorvidos pelas plantas do jardim e da horta;
- Estará a poupar dinheiro, pois não precisará de comprar tantos adubos ou estrumes;
- Estará a enriquecer o seu solo com matéria orgânica que, para além dos nutrientes, irá ter maior capacidade de reter humidade e precisar de menos água de rega;
- Estará a poupar tempo e as suas costas porque ao usar o composto como supressor de ervas daninhas, não precisará de perder tanto tempo a arrancar ervas
O composto é como ouro para os jardineiros. Se não faz compostagem, esta é uma boa altura para começar. Aliás, a melhor altura para investir na compostagem foi ontem, a segunda melhor é hoje. Se precisar, temos um manual completo para saber tudo sobre compostagem.
Para o fazer, precisa apenas de uma caixa de compostagem, que pode ser uma caixa comprada num centro de jardinagem, ou pode fazê-la você mesmo.
Neste artigo vamos mostrar uma forma muito fácil de fazer uma caixa compostagem.
Vai precisar de:
- rede de galinheiro
- 4 estacas/postes
- arame
- serra
- alicate
- pá
Escolha um local sombrio e escondido do jardim, abrigado atrás de um muro por exemplo. Neste caso, vamos fazer um compostor junto à vedação de um viveiro de plantas, entre duas árvores e não no jardim propriamente dito.
Como vai ver, não é perfeito, mas contruímo-lo de forma rápida e fácil, e é perfeito para o que precisamos.
Estamos a usar ramos podados de árvores como postes para a vedação da caixa de compostagem. Escolhemos uns paus mais aprumados, eliminamos os ramos laterais e cortamos à altura que pretendemos. Não esquecer de dar a margem para a parte que vai ficar enterrada no solo.
Com a ajudar de uma machadinha e de uma serra, afiamos a ponta das estacas para que entrem facilmente na terra.
Abrimos os buracos com uma pá. Colocamos a estaca no buraco e batemos um pouco para que entre mais na terra.

Abrir o buraco para os postes
Depois, adicionamos a terra à volta da estaca, e pressionamos bem com um pau para que fique bem firme.
De seguida, desenrolamos a rede de galinheiro. Começamos num dos cantos. Prendemos com arames e vamos circundando as estacas, fixando a rede a cada poste até fechar o quadrado.
No final podemos (devemos) revestir o interior da rede com cartão ou outro material que ajude a reter a humidade na pilha de compostagem.
Não precisa de colocar nada no fundo, assim permite que as bactérias e animais decompositores, como as minhocas, penetrem facilmente no seu composto.
No entanto, se quiser evitar que toupeiras ou ratos possam entrar no compostor, pode colocar uma rede mais fina sob o solo.
Há muitas formas de criar a sua própria caixa de compostagem. Aqui mostramos apenas um exemplo.
Desde que crie um espaço limitado por algum material, onde possa acumular material vegetal para que se decomponha, é tudo o que precisa.
Pode fazer compostagem em sacos de lixo perfurados, em bidões de lixo, em pneus empilhados ou mesmo numa cova no chão… nem precisa de gastar dinheiro para o conseguir.
Lembre-se que este é um dos melhores investimentos que pode fazer na jardinagem e horticultura.
Quer dizer-nos como faz compostagem? Pode partilhar algum truque ou sugestão na secção de comentários? Adorávamos saber.