Como fazer estacas lenhosas para propagar plantas

Já sonhou em propagar e criar as suas próprias plantas? Que tal fazer novas plantas a partir de fragmentos das plantas que tem no seu jardim? Sim, é possível! As plantas podem ser facilmente propagadas por estacas. Bem, algumas são fáceis, outras não. Neste artigo abordamos uma forma particular de reproduzir plantas e vamos explicar como fazer estacas lenhosas para propagar plantas.
Esta é uma das formas mais comuns e fáceis de multiplicar plantas. O princípio básico é cortar pequenos pedaços de uma planta já estabelecida e enterrá-los num solo leve.
Tipos de estacaria
Existem três tipos de estacas, diferenciados pela altura do ano em que são obtidas e consequentemente pelo seu grau de amadurecimento:
- Estacas herbáceas, macias ou verdes: são feitas no início do verão, quando os rebentos ainda estão macios e verdes, esta técnica requer mais cuidados como humidade constante para que as estacas não sequem;
- Estacas semi-lenhosas ou semi-maduras: são obtidas no final do verão ou início do outono, quando os caules estão a ficar castanhos mas ainda não estão totalmente duros. Verdes na ponta e firmes na base;
- Estacas lenhosas ou maduras: colhidas no final do outono e durante o inverno, estão totalmente endurecidas e firmes e são cortadas quando as plantas estão em dormência.
Nem todos os métodos podem ser aplicados a todas as plantas, algumas reagem melhor a estacas herbáceas, enquanto outros crescem melhor com a técnica de madeira dura.
O método mais rápido é o de estacas herbáceas, são feitas na época de crescimento e as raízes crescerão rapidamente.
O mais lento é o de estacas lenhosas. Poderá ter de esperar 1 ano para transplantar a nova planta. Mas não desanime, pois o método de estacas lenhosas é o mais fácil.
Como fazer estacas lenhosas
Nas fotos abaixo, vamos ilustrar o processo a fazer estacas de juníperos. Mas usamos esse método para propagar muitas plantas diferentes. Verifique a lista de plantas que normalmente propagamos por meio de estacas lenhosas no final deste artigo.
1. Prepare o solo para as estacas
Normalmente usamos uma mistura de 50% de areia grossa e 50% de composto genérico de envasamento.
A característica mais importante para o solo é drenar bem. Deixe-me repetir, o solo deve drenar bem, caso contrário as estacas apodrecem antes de produzirem raízes.
2. Corte a estaca
Pegue num pequeno ramo de uma planta vigorosa que cresceu bem na temporada anterior. Plantas fortes e saudáveis geralmente produzem estacas com maiores probabilidades de sucesso.
Use sempre ferramentas limpas e afiadas. Remova dois terços das folhas do fundo. Use os dedos e puxe na direção oposta ao crescimento. Isto deixará uma cicatriz que será o ponto onde irá ocorrer o crescimento das raízes.
Em estacas de plantas caducas, remova os botões laterais até dois terços do fundo.

Estaca de junípero (Juniperus)
3. Plante as estacas
Enterre as estacas no solo, deixando a folhagem (ou o terço que tem botões) acima do nível do solo. Pode usar um pauzinho para abrir o buraco e a estaca entrar mais facilmente. Depois pressione ligeiramente o solo à volta da estaca para que haja bom contacto.
Aqui usamos vasos individuais, mas pode usar qualquer tipo de recipiente desde que tenha bons orifícios de drenagem e a profundidade adequada ao tamanho das estacas.
Regue as estacas suavemente até que a água saia pelos orifícios do fundo e qualquer bolsa de ar seja eliminada.
4. Seja paciente
Coloque o recipiente lá fora, num local abrigado, onde não receba luz solar direta. A chuva, geada, as baixas temperaturas e os elementos em geral cuidarão bem das suas esperanças.
5. Veja as raízes e replante
Na estação de crescimento seguinte, pode alimentar as mudas com um fertilizante genérico apenas quando vir que há novas folhas a crescer vigorosamente. Talvez deva ser possível fertilizar apenas a partir do meio/final da primavera.

Raízes das novas plantas a sair pelos buracos de drenagem.
No final do verão, pode esperar ver raízes a crescer através dos orifícios de drenagem. Isso é muito bom! Mas espere, não replante as mudas nessa altura, porque o tempo estará quente.
Tem de ser paciente. Para maior segurança, pode levantar as suas novas plantas e plantá-las separadamente no outono, quando chegarem as primeiras chuvas ou no início da próxima primavera.
Lista de plantas que geralmente propagamos através do método de estacas lenhosas:
- Juniperus, todos os tipos;
- Ligustrum;
- Euonymus
- Chaenomeles
- Cornus, todos os tipos;
- Rosas
- Hidrângeas
Gostou deste artigo? Partilhe nas suas redes sociais ou diga-nos o que achou na secção de comentários abaixo. Obrigado.