Calendário dos bolbos

Os bolbos são plantas muito versáteis e fáceis de cultivar, trazendo cor e alegria aos espaços. Neste calendário dos bolbos, vamos detalhar as tarefas de um ano inteiro de cultivo deste tipo de plantas.
Neste artigo
Outono
Sim, pode dizer-se que o ano dos bolbos começa no Outono. É nesta altura do ano que compramos e plantamos os bolbos que vão florir na primavera seguinte.
Prepare o terreno dos canteiros para o plantio. Cave a terra compacta e adicione cascalho ou areia grossa para melhorar a drenagem. Pode também incorporar matéria orgânica no solo e um adubo sólido genérico.
Se vai plantar em vaso, prepare um composto rico em matéria orgânica mas que drene bem. Para isso, deve misturar também areia grosseira ou cascalho.
Plante os bolbos que compra o mais rapidamente possível. Bolbos como os narcisos podem começar a lançar raízes logo no fim do verão. Regra geral, enterre o bolbo a uma profundidade de cerca de 3 vezes o seu tamanho. Assinale o local da plantação com etiquetas para se lembrar dos bolbos que plantou em cada posição ou vaso.
Nesta altura do ano, deve levantar do solo os gladíolos e as dálias que entram agora em dormência e devem ser armazenados para o Inverno. Seque-os e limpe-os antes de os guardar num local escuro, fresco e seco.
Inverno
Nos canteiros mistos, onde plantou bolbos, remova a folhagem velha de outras plantas que podem impedir o crescimento dos bolbos.
Não deixe que a chuva mantenho os vasos constantemente encharcados.
Verifique os bolbos que tem armazenados e deite fora bolbos que estejam a apodrecer ou com fungos para evitar que contaminem os outros.
Nesta altura do ano, compram-se os bolbos que florescem no fim do verão.
Semeie bolbos num composto que drene bem e cubra as sementes com cerca de 5mm de areia. Coloque o tabuleiro num local arejado e abrigado.
Primavera
Os bolbos de primavera mostram a sua beleza nesta altura do ano. Mantenha as plantas regadas, deve prestar particular atenção aos bolbos em vasos.
Corte as flores que vão definhando para que a energia da planta se concentre no bolbo e não na produção de sementes.
Mesmo após a floração, deixe a folhagem da planta alimentar o bolbo e não a corte. Só depois de ficar amarela e secar é que deve cortá-la e levantar o bolbo.
Não esqueça de aplicar fertilizante no período após a floração para que a planta tenha os nutrientes necessários para formar reservas no bolbo.
Plante bolbos que tenha comprado já crescidos e regue-os. Os Galanthus e Leucojum adquiridos têm de ser plantados imediatamente e regados.
Mantenha-se atento ao desenvolvimento de bolores e use um fungicida caso seja necessário.
Em locais mais expostos ao vento, estaque as plantas bolbosas mais altas como as açucenas e as coroas-imperiais (Fritillaria).
Desde o meio da Primavera pode plantar os bolbos delicados como gladíolos e begónias.
Verão
No Verão, levante e armazene os bolbos secos das plantas que floresceram na primavera e entraram agora em dormência.
Recolha sementes e guarde-as secas em sacos de papel num local fresco e seco. Escreva o nome da planta no pacote.
Mantenha os canteiros limpos de folhas velhas que podem ajudar à proliferação de doenças. Passe um ancinho no canteiro e aplique comporto orgânico para que os bolbos não fiquem expostos. Assim, evita que seja comidos por animais ou que insectos possam depositar lá os seus ovos.
Plante nos espaços deixados livres, bolbos de floração outonal crescidos em vaso para completar o canteiro.
Coloque estacas ou outro tipo de suporte nas dálias e nos gladíolos que podem tombar facilmente com o vento ou uma chuva de verão.
Tome nota sobre o que funcionou este ano e planeie a plantação que vai reiniciar na próxima estação.
Se gostou deste calendário dos bolbos, não se esqueça de o partilhar nas suas redes sociais.