As árvores mais bonitas do Outono

O Outono é naturalmente uma estação cinzenta, com a chegada da chuva, com os dias mais curtos e frios.
No entanto, não tem de ser triste. Pode pensar que não há muitas flores no outono, mas há plantas que se tornam ainda mais espetaculares e exuberantes do que toda a floração primaveril do jardim. Isto acontece quando as suas folhas verdes se transformam e apresentam cores quentes, do amarelo ao vermelho, do laranja ao roxo, há de tudo.
Apresentamos uma lista das árvores mais bonitas do Outono, é uma seleção nossa, há muitas outras que poderiam estar neste artigo.
Quando falamos de cores de outono, temos de começar pelos áceres japoneses (Acer palmatum).
Os áceres japoneses ou aceres japoneses são as árvores de eleição desta estação.
Aqui vamos destacar apenas uma ínfima parte das variedades de Acer palmatum que apresentam cores de outono deslumbrantes.
Neste artigo
Acer palmatum ‘Bloodgood’

Acer japonês Bloodgood (Acer palmatum Bloodgood) – Photo by David J. Stang
O Acer japonês ‘Bloodgood’ forma uma pequena árvore ou arbusto, podendo crescer até 5m de altura e 5m de largura.
É cultivado por causa de suas folhas profundamente recortadas de cor escura, próximo do roxo, que se tornam vermelho brilhante no outono.
Acer palmatum ‘Osakazuki’

Acer japonês ‘Osakazuki’ (Acer palmatum ‘Osakazuki’) – Cores de Outono – Jean-Pol GRANDMONT, CC BY-SA 3.0
O Acer japonês ‘Osakazuki’ forma uma pequena árvore até 6m de altura e 6m de largura.
Como a maioria dos Acer palmatum, não tolera bem ventos frios e portanto, deve ser plantado numa posição abrigada do vento.
As folhas verdes do Acer palmatum ‘Osakazuki’ são maiores do que a da maioria dos áceres japoneses e transformam-se no Outono em cores vermelho-vivo antes de cair.
Acer palmatum ‘Sango-kaku’

Acer japonês ‘Sango-kaku’ (Acer palmatum ‘Sango-kaku’) – Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0
O Acer japonês ‘Sango-kaku’ (Acer palmatum ‘Sango-kaku’) é um dos áceres japoneses mais apreciados e, pessoalmente, o meu favorito.
Proporciona interesse de cor durante o ano inteiro e é uma escolha perfeita para o jardim.
As folhas recortadas são amarelo-alaranjadas na primavera, amadurecendo para verdes durante o verão. Depois, vão-se tornando amarelas no outono antes de cair. O contraste do amarelo das folhas com os ramos vermelhos, faz uma composição espetacular, quase surreal.
Cercidiphyllum japonicum

Katsura (Cercidiphyllum japonicum) – Folhas vermelhas no Outono – S. Rae from Scotland, UK, CC BY 2.0
O Cercidiphyllum japonicum, conhecido como árvore Katsura, é uma árvore de folha caduca que pode atingir 20m de altura e 15m de largura. É uma espécie vigorosa, que cresce rapidamente e prefere locais com pleno sol.
As folhas desta árvore são de cor bronze quando jovens, tornando-se verdes para depois, no outono, apresentar-se em tons de amarelo, laranja e vermelho. As folhas caídas, quando são pisadas, exalam um aroma semelhante a açúcar queimado.
Acer campestre
O Acer campestre é uma árvore de folha caduca que pode crescer até 10m de altura.
As folhas recortadas do ácer campestre são vermelhas quando jovens, verdes no final do verão para se tornarem depois, amarelas e vermelhas no outono.
Acer griseum

Acer griseum – Folhas vermelhas no Outono – Jean-Pol GRANDMONT, CC BY 3.0
O Acer griseum é uma árvore de folha caduca, de porte pequeno, podendo crescer até 10m de altura e 10m de largura. A sua principal característica é a casca, que varia de laranja a vermelho-mogno e descasca lateralmente em lascas.
As folhas verdes escuras tornam-se carmesins e escarlates brilhantes no outono. A casca invulgar e muito ornamental dá a esta árvore espetacular um papel valioso no inverno em pequenos jardins.
Crataegus persimilis

Crataegus persimilis ‘Prunifolia’ – peganum from Small Dole, England, CC BY-SA 2.0
O Crataegus persimilis ‘Prunifolia’ é uma pequena árvore que pode ser cultivada em pleno sol ou sombra parcial e aprecia solos húmidos mas bem drenados.
É cultivada principalmente pela beleza das suas folhas verde-escuras que se tornam laranja e vermelhas no outono. Densos tufos de flores brancas são produzidas no início do verão, seguidas por cachos de bagas vermelhas brilhantes e duradouras.
Rhus typhina
Rhus typhina é uma pequena árvore ou arbusto grande que pode atingir 5m de altura e 6m de largura. Esta árvore caduca é apreciada principalmente no outono, quando as folhas profundamente divididas adquirem tons de laranja e vermelho.
Os frutos crescem em aglomerados densos, peludos e vermelho-carmesim nas plantas femininas. Plante isoladamente ou numa bordadura de arbustos.
Liquidambar styraciflua
Os Liquidambar são árvores de folha caduca e de forma cónica. Podem atingir 25m de altura e 12m de largura.
Estas árvores são frequentemente confundidas com áceres por causa das suas folhas muito semelhante em forma de estrela e as maravilhosas cores de outono.
Nesta época do ano as folhas adquirem cores intensas desde laranja, amarelo, vermelho e roxo. Na minha opinião, esta é uma das mais belas árvores no Outono.