As árvores mais bonitas do Inverno

Depois do espetáculo colorido que as árvores de folha caduca nos apresentam no Outono chegamos ao Inverno. Neste artigo apresentamos uma lista com as árvores mais bonitas do inverno.
Elas estão agora sem folhas mas nem por isso têm menos interesse. Muitas delas têm até o seu ponto alto no Inverno onde revelam as cores dos seus ramos, a textura da sua casca ou a delicadeza da sua copa.
A textura da casca das árvores pode demorar tempo a ser conseguida. No entanto, a coloração vibrante de algumas espécies é obtida rapidamente nos ramos mais jovens.
Estas árvores podem ser plantadas em canteiros com arbustos que contrastem bem no Inverno. Veja a nossa lista dos arbustos mais bonitos do Inverno para obter algumas ideias.
Neste artigo
Bordo casca de papel (Acer griseum)

Acer griseum – Lascas de casca – Salicyna, CC BY-SA 4.0
O bordo casca de papel (Acer griseum) pode crescer até 10m e tem uma atraente casca cor de cobre que descasca naturalmente.
Ácer japonês Sango-kaku (Acer palmatum Sango-kaku)

Ácer japonês ‘Sango-kaku’ (Acer palmatum ‘Sango-kaku’) – Ramos vermelhos no Inverno
O Ácer japonês Sango-kaku (Acer palmatum Sango-kaku) é uma árvore espetacular durante todo o ano. No entanto, talvez seja no Inverno que apresenta o melhor de si. A cor vermelha dos seus ramos é realmente extraordinária.
Plante este ácer na frente de uma parede escura ou de uma sebe de coníferas de folhagem escura para realçar a sua cor.
Ácer japonês Bi Ho (Acer palmatum Bi Ho)

Ácer japonês ‘Bi-hoo’ (Acer palmatum ‘Bi-hoo’) – Ramos amarelos contrastam com fundos escuros num dia de sol de Inverno
Outro ácer magnífico. Possui características muito semelhantes ao ácer sango-kaku, a diferença é que o Acer Bi Ho produz ramos de um amarelo brilhante.
Plantados em conjunto fazem um efeito no seu jardim que é dificil passar sem parar para apreciar.
Bétula dos Himalaias (Betula utilis var. jacquemontii)

Bétula dos Himalaias (Betula utilis var. jacquemontii) – Liné1, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A casca branca e brilhante da bétula dos Himalaias (Betula utilis var. jacquemontii) é verdadeiramente incrível, quase surreal. Estas árvores fazem um efeito ainda mais bonito quando são plantadas em grupo.
Cerejeira Tibetana (Prunus serrula)

Cerejeira tibetana (Prunus serrula) – Acabashi, CC BY-SA 4.0
A casca brilhante de cor castanha da cerejeira tibetana descasca à medida que envelhece, tornando-se uma atraente característica no inverno.
Salgueiro tortuoso (Salix babylonica var. pekinensis ‘Tortuosa’)

Salgueiro tortuoso (Salix babylonica var. pekinensis ‘Tortuosa’)
O Salgueiro tortuoso (Salix babylonica var. pekinensis ‘Tortuosa’) destaca-se pelos ramos contorcidos que produz. Faz um efeito muito bonito na frente de uma superfície lisa. Os ramos podem ser cortados para fazer arranjos e outras decorações.