21 dicas para poupar água no jardim

Poupar água no jardim não é uma ideia nova, mas hoje em dia é absolutamente fundamental. Neste artigo apresentamos 21 dicas para poupar água no jardim.
Existem várias dimensões neste tópico e várias formas de reduzir o consumo de água no jardim. Seja guardando a água, escolhendo plantas resistentes à seca ou plantando-as em posições adequadas…
Neste artigo
Porquê poupar água no jardim?
Existem várias vantagens, sendo as principais:
- poupar um recurso precioso que deve estar disponível para todos;
- economizar dinheiro na conta da água;
- ter água suficiente para manter as plantas vivas em épocas de seca.
Compilamos uma lista de várias formas de reduzir o consumo de água no jardim ou de usá-la de forma mais eficiente. Vamos lá, sem mais demoras.
1. Guarde água da chuva
Recolher e guardar a água da chuva é uma das principais acções que pode fazer para poupar água.
Instale um barril ou depósito para aproveitar a água que flui das caleiras do telhado. Existem vários tipos de depósitos disponíveis, basta encontrar o que mais se adequa ao seu jardim.
2. Regue na hora certa
Escolher a hora certa do dia para regar as plantas é uma medida importante para garantir que qualquer gota seja aproveitada pelas plantas.
Ao regar à noite, estará a reduzir as perdas por evaporação e dá às plantas mais tempo para absorverem a água e ficarem hidratadas.
3. Reduza a frequência de rega
Reduza a frequência de rega de 5 vezes por semana para um máximo de 2, por exemplo, mas dando uma boa rega de cada vez que o fizer.
A redução gradual da frequência de rega obriga as plantas a aprofundar as raízes, tornando-as cada vez mais independentes.
4. Regue o solo, não as folhas
Regue a zona das raízes das plantas que é a sua principal fonte de hidratação e evite desperdiçar água nas folhas.
Além disso, manter a água longe das folhas das plantas ajudará a controlar doenças fúngicas e prevenir a queimadura nas folhas.
5. Use a quantidade certa de água
Isto depende do tipo de solo. Solos arenosos e leves precisam de água com mais frequência do que solos pesados.
Solos à base de argila podem ser regados com menos frequência, mas precisam de mais água.
6. Use pratos nos vasos de plantas
Capture a água que escapa pelos orifícios de drenagem dos vasos usando pratos de plantas. Reter essa água ajudará a manter o fundo do vaso húmido.
À medida que as raízes das plantas crescem mais profundamente no vaso, vão ser capazes de capturar essa água.
7. Corte a relva num tamanho mais alto
Manter a relva num tamanho maior ajudará a sombrear o solo e a evitar a evaporação excessiva.
8. Não regue em demasia
Parece óbvio, mas mais água é desperdiçada com o excesso de rega do que por qualquer outro motivo.
Regar demais não faz apenas com que desperdice um recurso precioso, mas também pode matar as suas plantas.
Muita água no solo causa stress no sistema radicular das plantas e contribui para a podridão das raízes e o aparecimento de doenças fúngicas e bacterianas.
9. Não regue quando houver previsão de chuva
Este também é bastante óbvio, certifique-se que se mantém actualizado sobre a previsão do tempo para evitar regar o jardim quando a chuva está prestes a ocorrer.
10. Reutilize “água cinzenta”
Regue as plantas com a água residual da cozinha ou do quarto de banho. Água deixada nos copos do jantar, água usada para lavar ou cozinhar vegetais ou mesmo água do chuveiro.
Estas águas contêm normalmente níveis mínimos de sabão e podem ser usadas com segurança no jardim.
Tenha em atenção que não deve usar água com sal, gordura ou outros produtos químicos que podem prejudicar as plantas e a vida selvagem do seu jardim.
11. Plante as espécies certas
Ao escolher espécies nativas da sua região, pode ter certeza de que elas estão perfeitamente adaptadas ao clima local e à frequência das chuvas, dispensando regas adicionais.
Considere também o uso de plantas de regiões áridas, como suculentas ou espécies mediterrâneas para locais que estão mais expostos.
Estas plantas adaptaram-se às condições de seca e especializaram-se em economizar água.
Chegamos a meio da nossa lista de dicas de como poupar água no jardim. Vamos ao resto?
12. Plante árvores
As árvores dão abrigo ao jardim e à casa, reduzindo a temperatura e a evaporação de água. A água transpirada pelas árvores também proporciona uma atmosfera menos seca em seu redor.
Além disso, quando estão bem estabelecidas, não precisam de ser regadas e são capazes de encontrar água nas profundezas do solo.
13. Evite plantas isoladas, plante de forma compacta
Plante canteiros compactos para que as plantas se protejam entre si. Quando as planta perto, a porção de solo que fica exposta ao sol entre elas é mínima, portanto, o abrigo das plantas também evita a evaporação da água do solo.
Na horta, também pode economizar água agrupando as colheitas. Assim, a área a ser regada é menor.
14. Aplique “Mulch”
Reduza a perda de água por evaporação do solo cobrindo os espaços entre as plantas com uma cobertura vegetal, como palha, folhas secas, casca de pinheiro, serradura, etc.
A cobertura vegetal reduz drasticamente a evaporação da água do solo e vai decompor-se com o tempo, nutrindo as plantas e evitando o surgimento de ervas daninhas.
Aplique “mulch” depois de uma chuva ou uma rega generosa para que a água fique retida no solo. Se aplicar “mulch” no solo seco, a água também terá problemas em penetrar de cima.
15. Adicione mais matéria orgânica ao solo
Adicionar matéria orgânica ao solo antes do plantio ajuda a reduzir as necessidades de água das plantas. Aumentar a quantidade de matéria orgânica em apenas 5% quadruplicará a capacidade de retenção de água do solo.
Use o composto de sua caixa de compostagem, composto comercial ou estrume de quinta.
16. Controle as ervas daninhas
Além de melhorar o aspecto do seu jardim, as ervas daninhas competem por água e nutrientes com as outras plantas. Arranque as ervas daninhas para que toda a água seja usada pelas “estrelas” do jardim.
Aplicar composto vegetal é uma óptima maneira de minimizar as ervas daninhas, mas todos os jardineiros sabem que arrancar ervas daninhas é uma tarefa da qual não se escapa.
17. Proteja dos ventos
É sabido que o vento pode secar o jardim tanto, ou ainda mais, do que o sol escaldante. O vento vai tirar a humidade das folhas e elas estarão sempre a transpirar para se manterem hidratadas.
Plante arbustos corta-vento para reduzir a evaporação do solo e das plantas. Escolha posições protegidas para plantas que são mais propensas a danos pelo vento, como as plantas com folhas grandes ou os áceres por exemplo.
18. Use materiais permeáveis
Use materiais permeáveis nos caminhos e pátios do jardim para que a água não se perca e possa penetrar no seu solo.
19. Use equipamentos de rega modernos
Há muita tecnologia disponível para ajudá-lo a regar de forma eficiente. Faça um plano de rega e pergunte a um profissional como poderá melhorar e seu sistema.
20. Elimine fugas de água
Os furos são especialmente propensos a desperdiçar muita água porque muitas vezes não são notados. Certifique-se que inspecciona periodicamente as tubagens, depósitos, torneiras e mangueiras para evitar surpresas más.
21. Não use água quando há outra ferramenta que faz o mesmo
Use um ancinho, vassoura ou soprador para limpar caminhos e calçadas em vez de uma mangueira. Recolha o material orgânico e coloque-o a trabalhar para si na caixa de compostagem.
Conhece alguma outra forma de poupar água que não esteja incluída nesta lista? Ajude-nos a completar a lista na secção de comentários abaixo. Obrigado.